Mundo de Coisas Minhas

Archive for the ‘vida real’ Category

E o desafio literário que propus copiando descaradamente a Kakazinha Karen e a Iy Vânia chega a sua segunda semana. E o que temos aqui? ………………… Procrastinação feia!

Mas peraí, eu tenho justificativa!!!

Voz Melissa cética: Ah, deixa eu adivinhar… você tava cansada, trabalhando, se destraiu, foi namorar, saiu com amigos porque você merece, né, teve que acordar cedo pra ir pra aula…

Voz Melisa Feliz: Poxa, mas é verdade!

Voz Melissa cética: tsk tsk tsk Eu pensei que o motivo desse desafio era justamente arrumar um jeito de escrever em meio ao caos da rotina.

Voz Melissa Feliz: Mas… mas… mas

Números não mentem jamais. Então vamos lá.

16/11 – Nem uma linha.

17/11 – Zero.

Voz Melisa Feliz: Peraí que eu tenho uma justificativa pra esse dia.

Voz Melisa Cética: To ouvindo. *bocejando*

Voz Melisa Feliz: Eu tava muito musical nesse dia. Eu não conseguia pensar em nada, só nas músicas!

Voz Melisa Cética: Que pena que letra de música não conta, né? *mode ironia on*

18/11 – Neca de nada.

19/11 – E mais um monte de nada! Mas eu gravei o vídeo da uma música nova de Wizard Rock!!!! E ficou legal!!!

Voz Melisa Cética: Pára de se justificar!

20/11 – Sentei no computador e me forcei a escrever tipo 11 horas da noite por pura vergonha. E saíram 1514 palavras de FICÇÃO CIENTÍFICA. E gostei muito do que escrevi. Foram três terços de um capítulo que fala de um momente crucial na trama e o resultado ficou bom, do jeito que eu queria. Sinceramente, foi a melhor coisa que escrevi nos últimos tempos, acho que finalmente encontrei o tom certo pra o que tá acontecendo nessa história.

21/11 – E tava tudo indo tão bem… pena que caminhou pro grande vazio.

Total de palavras da semana: 1514 (das 3333 previstas rs)

Total parcial: 4193

Voz Melissa Cética: Estamos ferradas.

Voz Melissa Feliz (em posição fetal): Eu sei.

Anúncios

E cá estou eu prestando contas do meu desafio literário. Karen e Ily, dos blogs Eu, Papel e Palavras e Viajando Sem Dinheiro, já postaram também suas parciais e eu recomendo que vocês dêm uma passadinha lá e façam pressão (a não ser que vocês queiram ver gente com nariz palhaço e/ou descabelada no Facebook) porque elas são super talentosas e prometem!

Quanto a mim… é a hora da verdade.

Voz-Melissa-cética: Ai que drama, mulher…

09/11 – Escrevi tipo 10 palavras. Isso porque tive que reler uma história que já tinha começado (tipo dois anos atrás affe). É ficção científica e vamos chamá-la, de bem, FICÇÃO CIENTÍFICA.

Voz-Melissa-cética: Super original, hein?

Voz-Melissa-feliz: Poxa, você sabe que eu tenho dificuldade com títulos.

O problema é que eu me lembrava de nada ou quase nada dos detalhes, então não tinha como recomeçar a escrever sem ler tudo de novo. Isso demandou um tempo. E eu o máximo fiz foram algumas modificações bem pequenas. Saldo do dia? Zero.

10/10 – Sentei bonitinha pra escrever FICÇÃO CIENTÍFICA e saí com 1165. Isso graças à Kakazinha, que me deu uma força quando eu surtei no Facebook. hahaha

11/11 – Continuei com FICÇÃO CIENTÍFICA e escrevi de manhã, pouco antes de almoço (acho que esse costuma ser um horário de criatividade pra mim). No total, foram 596 palavras.

12/11 – Nada.

13/11 – Nada de novo.

14/11 – Ah, nada.

15/11 – Okay, nada de novo.

Voz-Melissa-cética: Putz, que malandragem, hein mulher? Não escreveu nada nem no fim de semana nem no feriado!

Então o saldo total foram de extas…

Voz-Melissa-feliz: Peraí, peraí, perái… Eu escrevi exatas 1890 palavras no sábado!

Voz-Melissa-cética: Não escreveu não.

Voz-Melissa-feliz: Escrevi sim!!!

Voz-Melissa-cética: E o que foi? Já te falei que post de blog não vale…

Voz-Melissa-feliz: Eu escrevi uma fanfic!

Voz-Melissa-cética: Você não escreve fanfic tem tipo… dois anos.

Voz-Melissa-feliz: Eu fiz uma fanfic de Crepúsculo, lembra?

Voz-Melissa-cética: Aquele post do final alternativo pra Amanhecer não conta não!

Voz-Melissa-feliz: A Kakazinha falou que valia!

Voz-Melissa-cética: Que ridículo, você nem gosta dessa série.

Voz-Melissa-feliz: Mas eu escrevi, ué.

Voz-Melissa-cética: Nem é uma fanfic é um resumo. Corta pela metade pra ser justo.

Então cortando pela metade…

São 2679 palavras até agora!!!

É, ainda estou abaixo da média que seriam 3333 palavras por semana. blé E também não peguei o hábito de escrever todo dia. Tenho que sair dessa procrastinação. Se bem que agora que terminei a série Jogos Vorazes eu posso me dedicar mais.

Voz-Melissa-cética: Ah é, eu esqueci que agora temos uma nova obsessão…

Voz-Melissa-feliz: Jogos Voraaaaaaaaaaazesssss!!!

Voz-Melissa-cética: Depois de tudo que a gente passou com Harry Potter… depois aquela obcessão com The Runaways… agora temos Jogos Vorazes. Que Deus nos ajude.

Voz-Melissa-feliz: Jogos Voraaaaaaaaaaaaaaaaazesss!!!

Verdade seja dita: eu preciso de disciplina para escrever. E antes que a  minha vida seja dominada pelo caos da pós-graduação e eu não consiga pensar em anda que não venha acompanhado de “segundo [alguém importante da Teoria da Literatura]”, decidi que vou arrumar minha vida literária até o final do ano. Isso mesmo.

Xô fantasmas dos livros não-acabados, dos contos nunca escritos e das coisas não revisadas! Sem paranóia agora.

"Pára de me encarar!!!"

Para me ajudar nessa tarefa eu resolvi estabelecer uma meta (sim, sou uma pessoa que funciona à base de metas e listas) de 10.000 palavras nos próximos 20 dias. Ou seja, mais ou menos 500 palavras de escrita criativa por dia. hoho

Baseei o meu desafio escancaradamente no desafio de duas amigas minhas, a Ily, do Viajando Sem Dinheiro e da Kakazinha, do Eu, Papel e Palavras (não deixem de conferir por lá, que o troço tá bom!), mas adaptei as regras pra minha realidade:

Voz-Melissa-cética: E o que você ganha com isso?

Voz-Melissa-feliz: Ué, a alegria e a empolgação de saber que estou produzindo!

Voz-Melissa-cética: E se você não conseguir, vai fazer o quê?

Voz-Melissa-feliz: Ah, não sei…

Voz-Melissa-cética: Você tem que fazer alguma coisa se perder, se não, não é um desafio…

Voz-Melissa-feliz: É verdade, mas é que…

Voz-Melissa-cética: Mas é que nada. Arruma logo uma punição!

Voz-Melissa-feliz: A punição vai ser eu me sentir frustrada por não ter escrito.

Voz-Melissa-cética: Que coisa mais ridícula… Você sabe que isso funciona lindamente na teoria, mas na prática é uma droga. Já sei. Foto de você semi-nua no Facebook!

Voz-Melissa-feliz: Tá doida??????????? Não, vai ser uma foto minha sem pentear cabelo no Facebook.

Voz-Melissa-cética: Minhas técnicas hardcore sempre funcionam… hahahaha

Voz-Melissa-feliz (agora não tão feliz mais): Eu te odeio.

Voz-Melissa-cética: Você não pode me odiar porque eu sou VOCÊ! há!

Então é isso.

Vale como escrita criativa:

  1. Rascunhos/escrita de histórias originais longas
  2. Fanfics (será que vou voltar a fazer fanfic?)
  3. Contos

Voz-Melissa-feliz: Pô, por que não vale post de blog?

Voz-Melissa-cética: Vai trabalhar, criatura e pára de reclamar!

500 palavras por dia. Imagino que teremos dias fáceis e dias difíceis pela frente. Mas eu não quero aparecer descabelada no Facebook, então mãos à obra!

Okay, eu sei que é impossível eu ficar sem entrar na internet... Mas eu vou tentar vadiar menos.

Toda semana eu vou dar um parecer do meu progresso aqui.

Voz-Melissa-Cética: O que você ainda tá fazendo aqui?

Voz-Melissa-feliz: Okay,okay, to indo… O Word tá até aberto…

Não precisa ser necessariamente um fã fanático de Harry Potter para ter se perguntando algum dia em qual casa de Hogwarts você cairia. Qualquer pessoa que tenha visto os filmes fica com essa curiosidade, fato que justifica os milhões de testes online para casas de Hogwarts.

Ah... o brasão de Hogwarts...

Para quem não sabe, Hogwarts é dividida em quatro casas: Grifinória (Gryffindor), Sonserina (Slytherin), Ravenclaw (Corvinal) e Hufflepuff (Lufa-Lufa). Se você não sabe o que é Hogwarts, então talvez ler esse post não faça muito sentido.

A questão é que para os fãs fanáticos (eu incluída), a cerimônia de seleção é importantíssima. Na série Harry Potter, todas as dúvidas são resolvidas quando a Profa. McGonagall chama seu nome, você anda cambaleantemente até um banquinho e enfia um chapéu velho e surrado na cabeça. Depois de algumas deliberações o chapéu grita a casa em que você vai ficar.

Insanamente nós fãs ficamos tão nervosos quanto Harry...

E como não podemos contar com o Chapéu Seletor, nos resta a especulação. Existem muitas teorias sobre o que faria pessoa X ir para a casa Y ou Z, algumas divulgadas pela própria J.K. Rowling. Mas no geral temos um esqueminha de comum acordo que fica assim:

  • Grifinória: casa dos corajosos. Normalmente idealistas que lutam por uma causa até o fim. Tendem a se gabar um tanto e têm um forte senso de justiça.
  • Sonserina: casa dos ambiciosos. Aqueles que fazem de tudo para conseguir o que querem. Sonserinos tendem a se gabar muito de seus feitos e costumam ser perseverantes no que querem.
  • Corvinal: casa daqueles que valorizam a inteligênica. São tidos como excêntricos às vezes e prezam a intelectualidade. Normalmente não lidam bem com falhas.
  • Lufa-Lufa: casa dos esforçados. Lufos são leais até o fim às pessoas de seu círculo e não têm medo de se dedicar para conseguir algo. O problema é que o excesso de cordialidade pode ser visto como ingenuidade por outras pessoas.

A questão é que nossa personalidade tem um pouco de tudo isso e pra maioria das pessoas é difícil decidir o que predomina sem a ajuda de um chapéu mágico.

Minha experiência com as casas de Hogwarts sempre foi marcada por uma incerteza. Como 99% das pessoas que começam a ler Harry Potter, no início eu achava que seria da Grifinória. Afinal, o próprio Harry é de lá e como tudo o que vemos é do ponto de vista dele, a Grifinória é, disparada na frente, a casa mais legal. Quando entrei no fandom (comunidade de fãs) de Harry Potter eu me auto-declarava Grifinória e demorou um tempo até eu perceber que não era uma pessoa super corajosa. Então, bem, eu descartei a Grifinória. Mas se eu não era da Grifa, eu era o quê?

Essa pergunta flutuou na minha cabeça durante uns anos e eu não sabia muito bem como resolver. Foi então que comecei a ter afinidade em relação à Sonserina. Isso porque essa é a casa das pessoas ambiciosas, que correm atrás do que querem. Nessa época de final da adolescência, essa atitude tinha a ver comigo e eu fiquei um tanto feliz de ter aparentemente encontrado meu lugarzinho em Hogwarts.

O problema foi que depois de um tempo a dúvida voltou. No fórum que eu participo (o Not as a Last Resort), via várias pessoas com total certeza da casa que pertenciam e comecei a ficar pensativa: por que eu não tenho essa certeza? De fato eu me identifico com algumas coisas da Sonserina. Sério. É que existem muitos mitos em relação à casa. Na série, a Sonserina é alvo de prenconceitos, principalmente por parte do Ron (que sempre será meu personagem favorito!). É interessante ver como o mito da “casa do mal” vai sendo desconstruído ao longo dos livros, até o final em que alguns alunos da Sonserina (liderados pelo Slughorn) voltam para a Batalha de Hogwarts – detalhe: odiei terem mudado isso no filme! – e até mesmo com Harry dizendo para seu filho que não tinha problema algum em ir pra Sonserina.

Aí veio o Pottermore (para ler sobre o Pottermore, clique aqui) e o teste de Seleção de Casas criado pela própria J.K.Rowling. Tensão. Os fãs ficaram em polvorosa. Seria o ultimato final. E eu fiquei super ansiosa, porque, afinal, seria a minha chance de saber a qual casa eu pertenço.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

No dia que o Pottermore liberou meu acesso ao site, eu pensei: “Okay… se eu não cair na Sonserina, pra qual casa eu iria? Com certeza não Grifinória… Corvinal não tem nada a ver comigo… então… seria Lufa-Lufa, né?”.

E foi Lufa-Lufa.

Eu lembro que o site demorou a carregar o resultado. Depois das 10 perguntas (que não são tão óbvias assim nada, então não tem essa de dar “a resposta da Grifinória” ou “a resposta da Corvinal”), a página ficou amarela. E eu fiquei em choque. hahahaha Sei lá, eu fiquei assim sem saber direito como reagir. Aí, depois de quase um minuto encarando o texugo do brasão, é que eu fui clicar na mensagem de boas vindas. E foi muito legal.

A mensagem na verdade é o discurso do monitor da Lufa-Lufa para os alunos novatos. E começa desmistificando a idéia de que a Lufa é a casa menos inteligente de Hogwarts. Na verdade, Lufos atingem ótimos resultados, só não ficam por aí se vangloriando deles. E foi na hora que li isso que eu disse: “Bem, sou Lufa, afinal”. Daí o texto desenvolve falando o que significa o símbolo do texugo (animal pequeno, mas que quando provocado pode atacar animais maiores que ele), onde fica a sala comunal e como ela é, mais alguns bruxos importantes que eram Lufos. E o mais importantes: os Lufos são dedicados e esforçados.

Imagino que sempre terei um pé na Sonserina, mas me identifiquei com a Lufa. E bem, foi a J.K.Rowling quem disse! Isso tudo parece uma bobagem, mas saber a qual casa de Hogwarts eu pertenço é um alívio! Sério. Inclusive me ajudou a analisar alguns aspectos da minha personalidade. Eu sempre tendo a achar que nunca me esforço, e bem, eu me esforço sim! Me esforço bastante. O problema é que eu nunca acho que é suficiente. *workaholic mor*

Fora que o clima de não-competição na sala comunal da Lufa é bem legal. Eu realmente sou uma pessoa mais colaborativa e não gosto muito de competir. Eu acho que o trabalho de cada um tem seu mérito e que esse mérito depende do contexto. Talvez essa seja, afinal, minha diferença com a Sonserina, cujos membros pensam bem diferente.

E quanto a vocês? Qual é a sua casa em Hogwarts? Como foi que você descobriu que era dessa casa? Foi uma coisa fácil ou difícil de decidir? Não deixem de comentar!

Que blogueiro nunca ouviu essa pergunta? E mais, essa pergunta acompanhada de comentários do tipo: mas você escreve assim o que você pensa, pra quê? Mas você escreve de graça? Mas você não sempre fala que tá ocupada, como é que você desperdiça seu tempo num troço desses? E tem gente que lê? Mas eu entrei no seu blog e não tem comentário nenhum, então pra quê você continua escrevendo?

Hã…

"Eu penso, logo blogo"

Então, é um troço complicicado e imagino que seja bem pessoal. Eu tenho um troço com escrita. Sério. Desde pequena eu lembro de ter um caderno com capa da Miney onde eu as escrevia histórias que eu inventava. Mais tarde virei ficwriter, escrevendo histórias baseadas na série Harry Potter. Depois eu entrei pra faculdade de Letras e comecei a escrever trabalhos acadêmicos. A minha trajetória inteira é marcada por escrever e comentar. A relação com o blog vem disso. É um jeito da coisa não ficar só na minha cabeça e é um jeito de eu ter mais disciplina. Por mais que eu não atualize todos os dias, fica uma luzinha na minha cabeça acendendo ESCREVE NO BLOG ESCREVE NO BLOG, aí eu escrevo. Simples assim.

Já tive uns 10 blogs ao longo da vida. Todos abortados em menos de um ano. Atualmente tenho dois: esse e o Livros de Fantasia (só para resenhas/comentários de livros do gênero). Os dois têm mais de um ano de vida e vão bem. O que fez com esses dois blogs vingassem e os outros não?

Sei lá.

Mas escrever nesses dois tem sido no mínimo terapêutico. É um jeito de eu ficar sempre em contato com a palavra escrita, sem cair no extremo de ser super informal (tipo meu antigo caderninho da Miney) nem super formal como os trabalhos da faculdade. Além disso, ler e escrever em blogs me ajuda a formar opinião. Ajuda mais que assistir TV, sabia?

"Como blogar: aqui está tudo o que você precisa saber"

Hoje em dia tem blog de tudo. Tem blog pra te ensinar a passar no vestibular, a prova da OAB (juro que tem!!! joga no Google), blog pra troca de receita, blog que contas as últimas do Big Brother Brasil pra quem não tem TV a cabo e até blog te ensinando a fazer um blog de sucesso. Então, em que categoria se enquadra esse meu blog aqui?

Então, aqui eu falo de filmes e livros, algumas coisas sobre mim, algumas coisas que eu penso e principalmente, falo sobre minhas obcessões pessoais. hahahaha Porque eu sou chata. Quando eu gosto de uma coisa fico apurrinhando as pessoas por conta dessa coisa e postar sobre essa coisa no blog me faz chatear menos pessoas e manter os amigos. rs

Isso aqui, como o nome diz, é um Mundo de Coisas Minhas. Então não sei muito bem definir o que esse blog É, então vou para o que esse blog NÃO É:

  • Uma forma de ganhar dinheiro.

Sinceramente, não tenho intenção nenhuma de encher isso aqui de anúncio e ganhar uma grana por acesso, cliques, e bla bla bla. Meu objetivo não é ter um número bombante de acessos e ganhar páginas de fãs no Facebook ou virar uma celebridade online e de repente sair por aí virando garota-propaganda de sabão ou qualquer coisa assim. É um lazer, não um negócio.

  • Uma forma de me auto-promover.

Não, não quero ser famosa e ganhar a tal página de fã do Facebook que citei acima. Não quero aparecer no CQC nem nada. Não tenho nenhum peixe pra vender. Claro que quero comentários e talz, mas isso pra sentir uma reciprocidade, uma troca de idéias, não para idolatrar minha personalidade e virar uma figurinha carimbada.

  • Um lugar detonar o mundo e falar mal dos outros.

Uma das dicas desses blogs para tornar o seu blog um blog de sucesso é justamente falar mal das coisas, reclamar, usar frases de efeito. Okay, de vez em quando eu fico fula da vida e falo mal dos outros. Inclusive, o post em que falei mal de alguém foi o post que mais me rendeu acessos em toda a história. Foi o post do José Wilker na transmissão do Oscar: 1413 acessos em um dia. Fui até parar no top5 do WordPress Brasil. Só que eu pensei: eu quero realmente ganhar acessos só porque falei mal de alguém? Hã, não. Blog de haters é sucesso na certa, mas eu não acho isso legal. Se não a gente cai no risco de ficar igual o Felipe Neto, odiando tudo sem fundamento e transmitindo frases de efeito que ficam cada vez mais sem efeito.

  • Um lugar para provar que eu sou cool e moderinha.

Definitivamente não! Pra que eu faria isso? Eu nem sei mexer no Twitter, fala sério!

Não sei se isso tudo realmente responde a pergunta do título, mas pelo menos a ajuda a delimitar um espaço. Então vocês que me lêem (sim, eu acredito que vocês estão realmente aí e que os acessos contados no WordPress não são só pesquisas que o Google mandou pro lugar errado), esperem resenhas, comentários de filmes e livros, mais posts sobre The Runaways (sim, eu sei que tenho um probleminha sério rs), coisas sobre feminismo, idéias para projetos meus, pensamentos sobre a vida e sobre minha adolescência anos 2000. Porque é isso.

"Blogar ou não blogar: eis a questão". Super batido já, mas é verdade.

Elas estão em toda parte: em salas de espera de médicos e dentistas, no salão de beleza, na biblioteca de escolas, na mesa daquela sua colega de escritório, dando sopa na cestinha de revistas de um banheiro. As revistas femininas tomam o mercado editoria com tiragens enormes, tudo isso apostando numa variedade absurda, que vai agradar vários gostos.

Para as mais sofisticadas, Marie Claire. Para as mais modernas e esportivas, Claudia. Para as mais comportadas, Criativa. Para as adolescentes mais saidinhas, Capricho. Para as adolescentes mais recatadas, Atrevida. E vão aí inúmeras outras. Variando a faixa, as capas sempre mostram uma celebridade maravilhosa com uma frase de impacto e os assuntos são os mesmos:

  • o que você deve vestir e que dieta você deve fazer para ficar em forma (Moda & Beleza);
  • o que você deve fazer para arrumar um namorado ou manter o seu namorado/marido/parceiro/peguete (Comportamento);
  • e o que você deve pensar (Carreira, Celebridades e Assuntos Polêmicos)

Todas elas têm uma única premissa: a mulher moderna e inteligente. Mas quem diabos é essa mulher?

A primeira foto que aparece no google images quando você digita "mulher moderna e inteligente". Pra quem não reconheceu, essa é a Katie Holmes, mulher do Tom Cruise. É, aquela mesma que não pode mais fazer cena de beijo por conta do maridão.

Basicamente a mulher moderna e inteligente domina 3 grandes aspectos da vida (e sim, já li essas revistas então posso falar):

  1. Ela é alta, magra, tem os cabelos impecáveis, veste-se com estilo, acompanhando todas as tendências da moda. Se a genética não permite, vamos apelar para as dietas loucas, saltos, itervenções cirúrgicas e tudo mais.
  2. Ela está sempre acompanhada. Se não tem namorado/marido/parceiro/peguete, sabe exatamente o que fazer para arranjar um. Tem todos os truques da sedução. Sabe de cor qual o melhor olhar para dizer que está a fim, sabe cruzar as pernas, sabe até aquela posição 57 tântrica que vai deixar qualquer um maluco. Se é casada, não dorme de blusão, só de lingerie sexy e badala com o maridão (sim, ele é um maridão) sempre. Se tem filhos, é uma super mãe. Leu todos os livros de psicologia infantil do momento, toma conta dos meninos, troca fralda enquanto aplica uma máscara nos cilhos.
  3. Ela tem um emprego sensacional. Mas não estamos falando aqui de um bom emprego. As mulheres modernas e inteligentes nunca são professoras, recepcionistas, biólogas ou analista de sistemas. Elas são designers, DJs, altas executivas, decoradoras, especialistas em look ou ocupantes de algum cargo impronunciável que você provavelmente não vai entender.

Em outras palavras: essa mulher não existe.

É isso mesmo, você que acreditou em tudo que as revistas te disseram e que está se matando para dar conta de tudo na sua vida, gastando seu salário em cosméticos e em roupas caríssimas. Respira. E não, nem a Katie Holmes é assim. Ninguém é asim porque isso é impossível. Quer uma prova?

Você acha essa mulher gorda ou “gordinha” (como dizem os eufemismos da vida)?

Pois de acordo como Google, ela é sim. Ao digitar “mulher gordinha” no Google aparece essa moça, modelo de plus size. Plus size? Gente, desde quando 42, 44 ou 46 virou plus size? Desde quando ser normal virou usar 34 e 36?

Agora vamos digitar “mulher” no Google. Olha só que aparece:

Olha que meigo. Magrinha, maquiada e com uma rosa na mão… Que é que andam te dizendo sobre você mesma, hein?

No mundo dito real ninguém consegue ter um super emprego, um super relacionamento e ser uma super mãe. Quem não consegue (ou seja, todo mundo) entra numa paranóia e se acha uma fracassada. Como assim eu não consigo trabalhar o dia inteiro, cuidar das crianças, andar super arrumada e fazer sexo loucamente com meu namorado/marido/parceiro/peguete? Eu sou uma fracassada!

Não, querida, você é mulher mesmo. Um ser humano. Que não dá conta de tudo. Que tem altos e baixos. Que às vezes vai super bem no trabalho mas a vida pessoal tá uma droga. Que às vezes dá atenção pros filhos mas tá cansada deles. Que às vezes tá numa maré ruim. E daí?

As revistas femininas vendem uma imagem de que a mulher moderna e inteligente é normal. Que ela tem que dar conta de tudo para ser realmente considerada mulher. Vendem a imagem que nós mulheres temos que ser a celebridade da capa. Mas olha só que coisa, se nem a celebridade da capa é perfeita…

Até que ponto todas aquelas dicas ali realmente estão pensando em você? A dieta é realmente para você baixar o nível de colestorol ou é pra você ficar mais parecida com a modelo? Aquela sequência de exercícios físicos é pra te tirar do sedentarismo ou é pra deixar a sua barriga tanquinho que nem a da Gisele? Aquele jeans realmente vai te fazer sentir mais confiante? E aquela posição 57, é realmente pra você aproveitar? E se é, por que o nome da matéria é 99 maneiras de deixá-lo louco?

Numa embalagem pseudo-feministas, essas revistas vendem uma mentira. E endossam ainda mais o ponto de vista de que para ser mulher você tem que casar com um cara lindo, que te diz o que fazer, ter um super emprego e ganhar muito dinheiro, cuidar dos filhos loucamente e andar na moda.

Ah, agora entendi porque a imagem da Katie Holmes apareceu.

Olha a famíla da mulher moderna e inteligente... *ligar a ironia aqui*

Sabe aquele esteriótipo da boa aluna que passa cola pros amigos, mata aula de Educação Física no banheiro feminino, leva bolada na cara no handball, usa uniforme quatro números maior que o necessário, não estuda pra prova mas tira nota alta, lê uma porrada de livros nas férias, gosta de bandas que ninguém conhece e tem um cabelo super cheio?

E eu também tinha (ainda tenho) dentes enormes! A diferença é que não, eu não fiquei fashion e bonitona que nem a Emma Watson...

Era eu!

Eu ainda não tenho certeza se sofri bullying na escola, mas algumas pessoas definitavamente me zuavam. Acho que a maioria dos professores gostava de mim e eu tinha amigos. Provavelmente assustava a maior parte dos meninos mas por mais incrível que pareça eu tive dois namorados na adolescência. O fato de eles terem feito um estrago na minha auto-estima é irrelevante. Ou não.

A verdade é que é estranho, aos quase 22 anos, olhar para os meus diferentes eus da adolescência. Aos 12 anos eu era definitavemente uma garota super confiante que não estava nem aí pra ninguém porque eu me achava bem legal. Já aos 14, minha auto-estima foi parar no pé e eu realmente fiz uma mexa vermelha no cabelo e comecei a andar com roupa preta. Aos 16 minha auto-estima melhorou e eu comecei a conviver com um grupo diferente de colegas, o que foi bom para minha habilidade de socialização. Tudo isso foi destruído aos 17.  Mas eu sempre sempre fui normalzona.

Quer dizer que nunca fiz nada incrivelmente doidão. Às vezes escuto algumas pessoas contando histórias incríveis de adolescência no estilo “saí de casa e voltei 5 dias depois de carona numa vã” ou “fui com um amigo pra uma boca de fumo e cheirei um troço estranho que me levou pro hospital mas eu contei pra minha mãe que tava com dor de barriga” e por aí vai. Eu fico pensando: onde vocês viveram? hahahahaha Porque eu, bem, eu era bem normal e a maior emoção da minha vida na época foi ter ganhado prêmios por escrever fanfics.

Aliás, por volta dos 15 anos minha vida era basicamente internet. Fóruns de Harry Potter, discutir Harry Potter, escrever Harry Potter. Isso era basicamente o que me fazia feliz. Porque era onde eu encontrava pessoas como eu, que não iam pra boca de fumo ou apareciam depois de dias na noitada (pelo menos não que eu saiba) e ainda por cima entendiam as minhas piadas. E bem, nada melhor naquela época do que receber o aviso de comentário do Fanfiction.net e alguém dizer que tinha chorado lendo uma fic minha ou morrido de rir.

Harry Potter acabou e esse tempo ficou para trás. Quer dizer, eu sempre vou tremer com uma referência a Ron/Hermione, sempre vou ser péssima em esportes, sempre vou gostar de bandas que ninguém conhece, sempre vou arrumar uma obcessão nova e meus dentes são grandes e não vão diminuir.

Alguém me diz o que isso quer dizer? hahahahaha

Eu só acho que se eu tivesse visto esse vídeo aos 14 anos, eu definitavemente teria me sentido menos sozinha.

Quem teve uma adolescência cliché e normal põe o dedo aqui que já vai fechar não adianta chorar nem espenear…


ENQUETE!

Sem falar muito

Isso é um blog azul sobre coisas mais ou menos azuis a meu respeito.

Clique aqui para receber as atualizações do blog por e-mail!

Junte-se a 12 outros seguidores

A vida alheia do Twitter

  • RT @janapbianchi: Falei bem pouquinho sobre o que significa a Casa Fantástica na FLIP e como a gente pode aproveitar essa oportunidade rara… 1 day ago
  • A Cris do @Mamilospod indicou Wild Wild Country e a minha cabeça fundiu!!! PRECISO discutir essa docsérie SEM OR 3 days ago
  • RT @eric_novello: Respeitar os próprios limites é importante. Seja com trabalho, exercícios, interações sociais em geral. Até gostava do di… 4 days ago
  • RT @Sybylla_: Ficção científica, pra muita gente, é alien e navezinha, como se não fosse um gênero pra se discutir coisas muito sérias. Se… 1 week ago
  • @Mamilospod me lembrando que a discussão sobre aquecimento global não é só tema de redação do ensino médio e tema p… twitter.com/i/web/status/9… 1 week ago
Anúncios