Mundo de Coisas Minhas

Alguém aí lembra da Cassandra Clare?

Posted on: setembro 25, 2010

Pois então, agora ela é um best-seller do New York Times! Sim, ela escreve uma série que acabou de ser traduzida para o Brasil e tem o nome de The Mortal Instruments. Descobri isso não faz mais de dez minutos enquanto lia o blog Leitura Compulsiva, da Camila, que apesar de ter um excesso de livros sobre vampiros, sempre acompanho.

Para quem não se lembra, ou simplesmente não sabe quem é, Cassandra Clare já foi Cassandra ClaIre, escritora da famigerada fanfic de Harry Potter chamada Draco Dormiens. Para os que ainda estão com aquela cara de total ignorância, uma fanfic (ou fanfiction) é uma história sem fins lucrativos criada por fãs sobre uma determinada série. Durante muitos anos da minha vida pertenci a esse mundo e foi quando li Draco Dormiens que é uma fanfic de Harry Potter onde há um triângulo amoroso entre Draco, Harry e Hermione. ????????????????????????????????

Cassandra, agora Clare, é um sucesso mundial depois de ter escrito que a masmorra estava muito quente, mas que Snape não ligava

Cassandra Claire era uma figura notória no mundo das fanfics, nos dois sentidos da coisa. Tinha gente que idolatrava suas histórias, tinha gente que achava que ela era a filha do Filch com a Lula Gigante. Só sei que ela enfrenteu críticas e elogios durante toda a sua carreira como ficwriter o que fez com sua fanfic fosse traduzida para várias línguas, inclusive português, e a canonizasse (infelizmente) como uma celebridade do mundo das fanfics.

Como ferrenha denfensora do casal Ron/Hermione, eu nunca pude realmente apreciar “Draco Dormiens”. Pra mim, era um delírio dos maiores. Mas meu problema com a Cassandra Claire era ainda a atitude besta que ela tinha, principalmente quando J.K.Rowling disse que Harry/Hermione era um casal para pessoas iludidas e ela simplesmente falou que ia queimar todos os livros da série! duh

Agora ela é um best-seller internacional e well, I´m sorry, nunca vou ter estômago para ler os livros dela. É uma questão ideológica. Será que isso é um preconceito? Será que é inveja? Que é que vocês sentem sobre isso, pessoal? Qual a sua opinião? Vocês conhecem mais algum escritor de fanfic que virou sucesso?

Anúncios

21 Respostas to "Alguém aí lembra da Cassandra Clare?"

HAUHAUHAUAH
morri.
de verdade, o mundo não faz sentido.
POR QUE MEU DEUS POR QUE.
draco dormiens não tinha o mínimo de verossimilhança do personagem que você espera.
Harry Potter nunca foi uma série focada em triângulo amoroso, muito menos com personagens QUE NÃO TEM NADA A VER uns com os outros. ~

Lógico que eu conheço outras autoras de fics que viraram sucesso, nós duas, oras! É só uma questão de tempo. A Claire pegou uma onda nessas séries que estão em alta desde a maldição crepúsculo. É claro que ela vai defender o padrão da menina disputada, que está em alta, né? Você não é nada, não faz nada, mas por algum motivo muito misterioso de repente todos os personagens querem te comer? AH TÁ.

é, acho que todos os RHs terão dificuldade em sequer chegar perto dos livros dessa criatura lamentável.

O mundo não tem mais salvação.

Estou contigo Mel. Nunca li as fanfics dela nem nunca pretendo ler os livros. É questão pessoal. Sempre que vejo os livros dela na livraria, eu vou pro outro lado, aquela coisa de ver um desafeto e cruzar a rua, sabe? Acho que o fato de ser R/H tem muito a ver com essa atitude haha.

Sobre ela ter pego carona nas séries desde “a maldição crepúsculo” como a Amanda colocou, eu discordo. Eu ouvi falar da Cassandra Claire e vi os livros dela em destaque nas livrarias bem antes de ouvir falar de Crepúsculo ou ver os livros da Stephenie Meyer com o destaque que tem hoje.

Desde quando ela é um best-seller, Ily? Porque só fiquei sabendo agora que traduziram pra português…

Mas enfim, é uma questão bem pessoal mesmo. Não concordo com as atitudes dela, como é que vou ler um livro dela? Pior, como é que vou dar crédito pra alguém que tem idéias completamente fora da realidade? Eu não consigo.

O que me faz pensar: Será que se eu escrever algum livro sobre um triângulo amoroso aleatório, em que pode rolar cenas sensuais bregas e clichês e ainda rolasse umas frases do tipo “foi bom pra vc?”, será que eu ganharia uma grana?

Porque ela já está ganhando. XD

Então, vou ali lançar meu novo livro de banca e já volto.

Nossa, eu tinha esquecido o “foi bom pra você?”. Eu lembrava mais era de “o reflexo da luz em sua pele recém barbeada era azul…” e por aí vai. Será que tem isso no livro dela?

Eu tenho pavor dessa mulher. Nem terminei de ler aquelas fics medonhas dela, de tão horrorizada que fiquei.
Não era a mesma coisa de ler “Ledo Engano” e se matar de rir. Era de desesperar.
Se alguém tem a incapacidade de ler HP e entender o que acontece de fato, e ainda tenta fazer chilique a respeito como se tivesse razão, por mim não merece respeito como escritor. Afinal, interpretar texto tá difícil.
Também não lerei. Curiosidade murchou. huahuahuahuahua Ela é doida. Vai saber o que faz em um livro só dela, então!

Nika,
Eu também fico com os pés, os braços, tudo atrás em relação à Cassandra. Poxa, a pessoa não sabe interpretar! Que doença mental!

Okay, para quem queria saber mais sobre o que tem no livro da nossa amada Cassie: http://www.galerarecord.blogspot.com/. Pois é, incesto, romance gay, bla bla bla bla. Bem típico dela mesmo e ainda falou mal de Harry Potter!

Também não é pra tanto. Eu li os livros dela antes sequer de saber que ela era escritora da fanfics, e antes dos livros serem lançados no Brasil. Acabei de dar uma olhada nas fanfics dela e achei horríveis, nem parecem que foram escritas pela mesma pessoa que escreveu The Mortal Instruments.

O gênero de The Mortal Instruments é romance, mas tem mais cenas de ação do que qualquer outra coisa. Graças a Deus não tem nenhuma das frase acima citadas. A única coisa que pode parecer com as fanfics ou Harry Potter é a personalidade dos personagens principais. É tipo a Gina e o Draco (mais legal [mas nem tanto]) e o incesto só lendo os livros para entenderem.

Deêm uma (única e mínima) chance pra mulher. A forma de escrita é totalmente diferente!

Beijos!

Bárbara, eu sinceramente acredito que a Cassandra tenha melhorado sua escrita, mas é que o conflito ideológico não deixa. Não tem muito a ver com qualidade de escrita e sim com o posicionamento dela em relação ao algumas coisas. Uma delas é o fato de que ela não assume que Harry Potter foi uma influência pra ela. E isso é muito tosco.

Eu admito: eu comecei a ler a fica dela, mas era porque todo mundo não parava de falar. Nem preciso dizer que não fui muito longe, né?
Ah, não sei se você sabe, mas o livro dela vai virar filme. F-I-L-M-E!!!
Eu não vou ler. Não adianta, é contra os meus princípios. Eu me lembro de muitas atrocidades que ela falou contra a J.K.Rowling, e agora ela é uma autora também. Como que eu posso levar uma pessoa dessa a sério? Não dá. Nem se eu ganhasse esse livro, eu leria. Eu iria correndo na loja trocar. Eu não vou dar dinheiro, muito menos prestígio para essa pessoa. Pode parecer birra? É. Mas eu era uma R/H na época e eu sou teimosa.

Eu não levo ela a sério. Não vou ler o livro nem ver o filme. E nem é uma questão de shipper, é uma questão das bobeiras que ela falou da J.K. Em nenhum momento ela se colocou no lugar dela. Aposto que como escritora agora ela pensa um pouquinho diferente… rs

Cara, eu fico triste de dizer que Draco Dormiens provavelmente foi uma das primeiras fics que eu li. Lá pelas tantas antes do Cálice de Fogo ser lançado, e eu queria mais Harry Potter. Eu li até o fim e achei engraçado, lendo aquilo achei que fics eram zueira, viagem, e fui procurar outras. Até que achei fics e autores sérios, que se comprometiam com a história e com os personagens, entendendo a premissa mais importante de que aquela história era, ainda, de um autor, e que você não podia se apropriar como quisesse e bem entendesse. Até tentei ler a continuação, mas achei o fim da picada (além das outras loucuras) quando o Voldemort foi rebaixado que nem Plutão e (what?) Salazar Slytherin virou do nada o vilão da história. Não sei porquê, mas foi o fim da picada pra mim.
Foi bom ler, porque vi o lixo que eu NÃO deveria ler, e de quebra pude ler Duda Dormiens da Aline Carneiro, e ri litros.
Mas mesmo achando engraçado e viagem as fics dela, e apesar de ser R/Hr, eu nunca tive nada contra quem quisesse sair inventando loucuras por aí. Internet é um território livre e, tudo bem, é sua liberdade de expressão, CONTANTO que você ainda tenha em mente que fic é sua imaginação insana, enquanto que os livros são outra coisa. Eles são a imaginação do autor daquilo, no caso a J.K. e é ela, e somente ela, que decide os rumos daquela história. Então o que irrita nessa moça, é que ela teve um comportamento totalmente imaturo e ridículo perante os rumos que a J.K. deu à Harry Potter, que era a história dela, e não da Cassandra. A garota parece que enloqueceu e, mimadinha, ficou emburrada porque não ganhou o pirulito, ops, o HH que ela tanto sonhara. Isso sim foi ridículo, infantil, e por isso ela não merece o respeito.
Mas não dá pra julgar a obra dela – dela mesmo – sem ler. Acontece que eu não vou tentar, porque não me interessa. Apenas espero que sendo ela uma autora agora ela amadureça um pouquinho, e pare de falar asneiras como queimar a obra de uma escritora célebre como a J.K., algo que duvido que ela alcance um dia. Duvido nada, tenho certeza que ela não alcança.

Mas meu problema é esse, Kakazinha. É a total mimadice da criatura que faz showzinho e coisa e talz. Gente, vamos aceitar a realidade, né?

Melissa, sou das antigas também!
Lembro vagamente de Draco Dormiens – acho que só li uma parte no antigo A3V.

O mais engraçado é que vi esse livro por aí – e se não me engano ela é até amiga de um autor que gosto muito, o Scott Westerfeld – EU NÃO LIGUEI uma coisa na outra…. hahuahauaauahua… quando vi o nome dela – meses atrás – fiquei com aquela impressão de “não me é estranho”.
Mas só agora lendo seu post caiu a ficha! Putz!!!

Li o 1º capítulo do livro dela e não quis continuar, porque não é meu estilo.

Ah, eu tbm sou uma H/H ferrenha de carteirinha que não aceitou o final de jeito nenhum, hahhahaha…

Opa… só esclarecendo que embora eu seja H/H eu nunca falei mal da JK… muito pelo contrário, eu a defendo com unhas e dentes!!!
Nunca vou deixar de amar HP porque o final não teve H/H e D/G [é mais fácil ignorar o epílogo, rs]

Mas olha só esse site, se quiserem conhecer os fãs dela: http://mortalinstrumentsbrasil.webs.com

Desculpe postar de novo, mas vale a pena dar uma olhada nesse link sobre a biografia dela: http://mortalinstrumentsbrasil.webs.com/aautora.htm

As melhores partes são:

“Cassie odeia trabalhar em casa sozinha, porque ela sempre se distrai por reality shows e as travessuras dos seus dois gatos, [b]por isso ela geralmente se propõe a escrever em cafés e restaurantes locais.[/b]”

e

“Fanfictions
Cassandra tornou-se famosa no fandom de Harry Potter com Draco Trilogy

(Trilogia do Draco), escrita por ela em 2000 após o lançamento de “Harry Potter e o Cálice de Fogo.” Draco Malfoy é o protagonista, e os eventos ocorrem após o quarto livro. [b]Ela foi deletada pela autora[/b], mas pode ser encontrada aqui – alguns fãs tinham-na salva em seu computador e a disponibilizaram na internet. ”

É… parece que ela ficou com vergonha da fic depois que virou autora publicada!!!

Escrita é questão de prática, acho que vocês estão sendo muito duras, e, sinceramente, cruéis com a Cassandra Clare. Os livros são ótimos, e a escrita dela é boa. A saga dela é um sucesso agora, tanto que vai virar um filme. Duvido que tudo o que vocês escreveram até hoje é a coisa mais sensacional do mundo, e se fosse, acho que já teria ouvi falar das obras de vocês, não ? Bom, mas enfim, acho que para falar mal do livro dela, deveriam ler este primeiro

Bruno, reconheço sim que escrita é questão de prática. Eu imagino que a Cassandra deve escrever bem. Depois de tantas páginas de fanfics, de três romances publicados e agora uma nova trilogia, eu imagino que ela deve escrever bem. Mas como eu disse, meu problema com ela não é qualidade de escrita, nem desenvolvimento de trama, é uma questão ideológica.

E eu não tenho nada publicado. Não entendi porque você ficou tão agressiva. Não tenho interesse em ler os livros da Cassandra, eu imagino que ela já tem seus fãs e é feliz com eles. Não desejo mal a ela, nem condeno quem gosta da série que ela escreveu, mas eu não vou ler. Por minhas razões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

ENQUETE!

Sem falar muito

Isso é um blog azul sobre coisas mais ou menos azuis a meu respeito.

Clique aqui para receber as atualizações do blog por e-mail!

Junte-se a 13 outros seguidores

A vida alheia do Twitter

%d blogueiros gostam disto: