Mundo de Coisas Minhas

Minha adolescência cliché (parte I)

Posted on: maio 10, 2010

Agora a pouco, durante uma pesquisa que estava fazendo na internet, acabei encontrando esse texto sobre adolescência – clique aqui para ler porque vale a pena. Como era antes, como é agora. Achei bem interessante.

A jornalista que escreveu esse texto foi adolescente no início da década de 90, ou seja, no mínimo uns quinze anos antes de mim. No entanto, dá pra ver que os comportamentos adolescentes não são tão diferentes assim, só mudam um pouquinho de cor e endereço.

Na minha época (se sentindo A velha aqui…), Malhação era uma novidade super cool. Todo mundo queria sair da escola mais cedo pra assistir Malhação. Era o auge daqueles casais de amores arrasadores, com as vilãs-amigas-primas-irmãs super malvadas que faziam de tudo pra tirar a felicidade dos dois. Tinha personagens drogados, meninas grávidas e tantas outras coisas que eram coisa de outro mundo pra um bando de adolescentes de classe média que estudavam em escola católica.

E tinha revista Capricho! E no auge dos meus treze anos, ler Capricho (com todas aquelas reportagens sobre sexo e fotos de homem sem camisa) era uma coisa de outro mundo. As meninas mais moderninhas compravam a revista e passavam pela sala. A gente trocava bilhetinho e dava risadinha.

Mas pra ser rebelde mesmo tinha que era que ser Wicca. Gente, Wicca foi uma febre total na minha escola. E as freiras da escola mandavam recolher as revistas Wicca, mas existia um mercado negro no banheiro feminino que era impossível ser controlado. Todas as meninas faziam mexas no cabelo (até eu, no auge da loucura, pintei um pedaço do cabelo de vermelho) e pintavam as unhas de vermelho. Preto era o look do momento assim como pentagramas e camisas pretas de bandas que remetiam a essa idéia de magia ou o que quer que a gente achasse que Wicca fosse.

A gente mandava bilhetinho ameaçando as meninas que namoravam os guris que a gente gostava. Tinha Olimpíadas na escola e a gente torcia pro time da sala e até brigava com a melhor amiga (porque ela era da 718 e você era da 720). As meninas atléticas jogavam handball e ganhavam todos os olhares; as meninas paradas ganhavam boas notas e jogavam fora todas as chances com os meninos.

Todo mundo queria saber como era dar um beijo na boca. E todo mundo fingia que já tinha dado. Era tudo tão igual!

Anúncios

6 Respostas to "Minha adolescência cliché (parte I)"

Nossa, essa jornalista então teve a adolescência na mesma época que eu. Naquela época ainda tinha o Confissões de adolescente que passava na TV Cultura e era considerado o melhor programa para adolescentes, mais até que Malhação, viu.

E era legal que a gente fazia aqueles famosos cadernos de perguntas e respostas e o caderno de recordações, que vc pedia para cada um da sua sala escrever uma mensagem. Eu ainda tenho o meu e guardo com carinho, tem umas mensagens muito fofas. rsrs

Fora isso, a moda era calça bailarina e calças de cintura baixa, listradas (antes a moda era cintura alta, “centropeito” hahaha). E foi naquela época q o pessoal começou a pintar o cabelo de rosa, verde… Com papel crepom mesmo. XD

Ai que saudade que me deu! hahaha

Eu tambm guardo meus cadernos de perguntas! Era uma febre total na minha poca tambm.

Eu lembro de umas meninas mais velhas pintando cabelo com papel crepom… hilrio…

Oi Mel!
Lindo seu blog, amei! Você escreve tão bem!
Visitarei sempre!
Abraços e até terça,
Ana Gabi

Essa coisa de adolescência é uma droga né (principalmente na escola), todo mundo em busca de uma auto afirmação que nunca chega. E é aí que todo mundo começa a se perder. Então a gente passa a escutar as experiências dos outros e tem vontade de ser igual. A gente acha que já perdeu a inocência, se aliena e depois quebra a cara quando se desiludi. E só então a gente cresce. Aiai… essa fase é tão doce que até amarga…

Nossa quanta coisa daquela época me faz falta!
Eu adora Confissões na Tv Cultura, comprava Capricho com o Backstreet Boys na capa e só fazia caderno de perguntas quando estava afim de alguém (pra saber se ele tbm estava afim de alguém). E apesar do tempo, no fundo ainda tudo é realmente muito igual.

Olha vou te dizer que ultimamente tenho pensado tanto nessa época…

E fico imaginando que faria tudo de novo. Ou não.

Eu também tenho pensado muito nesse tempo. Parece que faz muito tempo, mas às vezes, parece que foi ontem mesmo. Ás vezes tenho a impressão de que vou dormir e amanhã vou acordar e ir pro Coração de Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

ENQUETE!

Sem falar muito

Isso é um blog azul sobre coisas mais ou menos azuis a meu respeito.

Clique aqui para receber as atualizações do blog por e-mail!

Junte-se a 12 outros seguidores

A vida alheia do Twitter

%d blogueiros gostam disto: